De ruínas romanas a maravilhas da engenharia, pontes estão entre as maiores atrações turísticas da Alemanha. Algumas oferecem uma perspectiva única da história, tendo sido importantes marcos de luta, divisão e unidade.
01 - REMANESCENTE ROMANA
Esta obra romana sobre o Mosela, em Trier, é a ponte mais antiga em uso da Alemanha. Era originalmente feita de madeira, que os romanos mais tarde substituíram por pedra e basalto das montanhas Eifel. Os pilares de pedra que ainda permanecem foram erigidos por volta do século 2. A metade superior foi renovada no século 12 e novamente no século 18, após sofrer bombardeio por tropas francesas.
02 - POTENCIAL EXPLOSIVO
Construída em 1963, durante a Guerra Fria, a ponte Fehmarnsund tinha compartimentos com cargas explosivas devido a preocupações com uma potencial invasão. A ponte se estende através de uma parte do Mar Báltico, ligando a ilha de Fehmarn com a ponta nordeste do continente alemão. Os seis compartimentos, sob a rodovia no lado do continente, eram conectados a um posto de controle nas proximidades.
03 - PASSADO MEDIEVAL DE ERFURT
Comerciantes vendiam seus produtos neste local, quando a Krämerbrücke ainda fazia parte da Via Regia, rota comercial que atravessava o Sacro Império Romano. Hoje, a ponte colorida sobre o rio Gera tem, em ambos os lados, galerias e lojas de artesanato.
A Krämerbrückenfest, festa recordando os tempos medievais, ocorre em torno da ponte e na cidade velha no mês de junho.
A Krämerbrückenfest, festa recordando os tempos medievais, ocorre em torno da ponte e na cidade velha no mês de junho.
04 - LIGAÇÃO COBERTA COM A SUÍÇA
Algumas pontes antigas de madeira tinham telhados para proteger a estrutura principal das intempéries. A Holzbrücke (ponte de madeira), no Reno, liga a alemã Bad Säckingen à cidade suíça de Stein. Foi construída em 1272, mas sofreu danos causados por inundações durante a Idade Média. Esta versão atual foi completada em 1700. Com quase 204 metros, é a mais longa ponte coberta de madeira da Europa.
05 - ARCOS PELO VALE DE GÖLTZSCH
A expansão ferroviária na Alemanha nos anos 1800 trouxe novos desafios de engenharia. O viaduto Göltzch, construído através do vale de mesmo nome, na Saxônia, foi considerado um projeto ambicioso, principalmente por causa de sua escala e arcadas impressionantes. Foi a ponte ferroviária mais alta do mundo quando inaugurada, em 1851, e continua a ser a maior ponte de alvenaria no mundo.
06 - PONTE ATRAVÉS DA NATUREZA
Pontes podem dar acesso a lugares inatingíveis de outra forma. Construída em 1851, a ponte Bastei, no Parque Nacional da Suíça Saxônica, torna possível que os visitantes passeiem entre formações rochosas gigantes a quase 200 metros acima do rio Elba, entre imponentes pilares de arenito e com vistas panorâmicas da floresta.
07 - ANTIGA FRONTEIRA
Quando o Muro de Berlim foi construído, em 1961, a Oberbaumbrücke se tornou parte da fronteira que separava a cidade. Guardas armados patrulhavam as margens do rio Spree e vigiavam o ponto de passagem na ponte. Hoje a estrutura de dois andares liga os bairros de Friedrichshain e Kreuzberg e se tornou um símbolo de unidade da cidade após o Muro cair, em 1989
08 - CADEADOS DO AMOR EM COLÔNIA
A ponte Hohenzollern foi a única em Colônia a sobreviver a ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, esta travessia do Reno enfrenta um ataque diferente.
Dezenas de milhares de casais penduram cadeados nas grades da ponte como um símbolo de seu amor. O peso das fechaduras é estimado em mais de duas toneladas.
Dezenas de milhares de casais penduram cadeados nas grades da ponte como um símbolo de seu amor. O peso das fechaduras é estimado em mais de duas toneladas.
09 - ÁGUA SOB E SOBRE A PONTE
Após a reunificação, começaram a ser abertas rotas fluviais em toda a Alemanha. A ponte Magdeburg, completada em 2003 a um custo de cerca de 500 milhões de euros, proporciona um atalho entre os canais Elbe-Havel e Mittelland para o transporte fluvial. Esta ponte de água se estende por mais de 900 metros através do rio Elba, sendo o maior aqueduto navegável do mundo.
10 - LIGANDO TRÊS NAÇÕES
Como o próprio nome sugere, a Ponte dos Três Países atravessa três fronteiras nacionais, de Weil am Rhein, na Alemanha, através da Suíça, para Huningue, na França. A estrutura de 248 metros, construída em 2007 sobre o Reno, é a maior ponte exclusivamente para pedestres e ciclistas do mundo. Ela ganhou o Prêmio Alemão de Construção de Pontes em 2008.
Fontes dos textos e fotos: man.com / JBTB CORTEZ
DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO
SONHOS DE UM VIAJANTE
CARREGANDO O BLOG NAS MÃOS
Estava numa rua à noite. Estava com uma pessoa. Carregava nas mãos algo que não sei o que seria. Era uma peça de algo que tinha o formado de uma panqueca recheada. Paramos num local para eu ajeitar o que carregava nas mãos, visto que ele estava se desmanchando. Coloquei no chão e neste momento chegou um homem de bicicleta, que deveria ter uns vinte anos. Ele chegou dizendo que era da fiscalização e queria saber o que era aquilo que eu ajeitava ali no chão. Disse que era meu blog. Que eu tinha atualizado ele e que iria fazer novas postagens, por isto o levava.
O tal homem disse que precisava fiscalizar meu blog primeiro. Ele olhou o tal negocio ali no chão, mexeu para um lado e outro e depois disse que estava tudo bem. Então pequei o que seria meu blog e fui indo embora, para fazer a publicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vielen Dank für Zeitreisen